Fundao Oswaldo Cruz

Webmail

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Destaques da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde

 

 

 


Saúde, previdência e assistência social: desafios e propostas estratégicas

OLIVEIRA, Fátima Bayma de (org.); KASZNAR, Istvan Karoly (org.). Saúde, previdência e assistência social: desafios e propostas estratégicas. Rio de Janeiro: Tribia, 2010.


 

 

 

Objetiva enfocar a saúde como um tema associado à prevenção e à cura, aborda a previdência, analisa saúde, previdência e assistências social dentro das políticas públicas, mostra a evolução de instituições que lidam com a saúde. Os capítulos abordam a formação em medicina no Brasil, a relação médico-paciente, os hospitais, a saúde e o poder público, atuação das operadoras de saúde e das instituições na assistência social, pesquisa e gestão na área médica, as fronteiras tecnológicas da medicina moderna e perspectivas sobre a previdência social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Psicanálise, universidade e sociedade

CALDAS, Heloisa (org.); ALTOÉ, Sonia (org.). Psicanálise, universidade e sociedade. Rio de Janeiro: Cia. de Freud; FAPERJ, 2011.

 

 

A pesquisa estabelece uma articulação profícua entre psicanálise e universidade. Neste livro, as autoras ressaltam que, no âmbito da universidade, a importância do ensino e da orientação de pesquisa em psicanálise deve-se ao trabalho de professores universitários atravessados pelo discurso do analista, seja em suas análises pessoais, seja nas que dirigem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A Biblioteca Nacional na crônica da cidade: a cidade; o leitor

LAPA, Iuri (org.); JORDÃO, Lia (org.). A Biblioteca Nacional na crônica da cidade: a cidade; o leitor v.1. Rio de Janeiro: FBN, Coordenadoria de Editoração, 2017.

 


Este volume está dividido em dois capítulos: A Cidade e O Leitor. A obra é um trabalho de memória que segue um percurso distinto das narrativas institucionais clássicas, apresentando ao leitor uma compilação inédita de textos e imagens sobre a relação da Biblioteca Nacional com o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


La proteccion de la salud en Mexico: palabras, discursos y mensajes (1986-1988): volumen segundo


SOBERON ACEVEDO, Guillermo. La proteccion de la salud en Mexico: palabras, discursos y mensajes (1986-1988): volumen segundo. México, D. F: M. A. Porrúa, 1989.


 

Los textos ha pronunciado el doctor Guillermo soberón durante los seis años de su gestión al frente de la Secretaría de Salud constituyen un testimonio so nólo de la doctrina sanitaria que lo ha guiado, sino una reseña del movimiento vital de la dependencia. Los temas cubiertos se refieren a la política de salud, la planeación de la salud, el sector salud, la descentralización de los servicios de salud y Los temas cubiertos se refieren a la política de salud y sociedad. Los pronunciamientos también se refieren a la coordinación entre la educación, investigación y salud, la reconstrucción y reordenamiento de los servicios de salud, las relaciones entre las autoridades y el sindicato de trabajadores en la Secretaría de Salud. Presenta a los personajes de salud y commemoraciones y las representaciones oficiales.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Palácio da Ciência: Rua da Alfândega, 42 Rio de Janeiro


RIBEIRO, Paulo Eduardo Vidal Leite (coord.). Palácio da Ciência: Rua da Alfândega, 42 Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Diadorim Ideias, 2014.

  

 

Este livro documenta o trabalho desenvolvido por historiadores, arquitetos, engenheiros, restauradores, artesãos e profissionais da construção civil no processo de restauração física e de resgate histórico do prédio da rua da Alfândega, 42, que sediará a FAPERJ e a Academia Brasileira de Ciências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

História e imagem: múltiplas leituras


LIMA, Alexandre Carneiro Cerqueira. História e imagem: múltiplas leituras. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2013.
 

 


Neste volume são apresentados textos de especialistas dedicados ao estudo das imagens criadas pelos artesãos da Antiguidade Clássica. [...] Observa-se, neste livro, uma preocupação constante dos autores em cruzar as informações de documentações de natureza distintas para melhor compreender os fenômenos estudados. Desse modo, pode-se afirmar que esta obra é fruto dos esforços de professores e de pesquisadores brasileiros e franceses em apresentar suas pesquisas, a fim de estimular estudantes e leitores interessados no estudo de documentos imagéticos das culturas antigas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  


Comunidades tradicionais e neocomunidades


LIFSCHITZ, Javier Alejandro. Comunidades tradicionais e neocomunidades. Rio de Janeiro: Contracapa; Faperj, 2011. 

 


O autor faz uma cuidadosa revisão bibliográfica do conceito de comunidade nas Ciências Sociais e nos estudos sociológicos no Brasil, problematiza o conceito de “invenção de tradições” e desenvolve o conceito de neocomunidades.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antígona e a ética trágica da psicanálise

VORSATZ, Ingrid. Antígona e a ética trágica da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

 

 

Este livro é um dos mais importantes trabalhos publicados sobre a questão da ética da psicanálise. Elaborado com clareza e rigor, certamente permanecerá como obra de referência obrigatória não apenas para os estudiosos da psicanálise, mas sobretudo para aqueles que se interrogam sobre o sujeito ético.




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O lugar do arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro


HEYMANN, Luciana Quillet. O lugar do arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Contracapa; Faperj, 2012.

 

 

 

Ao contemplar os mecanismos de patrimonialização do arquivo Darcy Ribeiro, a autora nos aproxima de várias facetas de uma das figuras públicas mais emblemáticas da cena política e intelectual brasileira do século XX. - Fala um pouco de seus Arquivos Pessoais.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semiótica do espetáculo: um método para a História

ROSA, Claudia Beltrão da (org.); CARDOSO, Ciro Flamarion S. (org.). Semiótica do espetáculo: um método para a História. Rio de Janeiro: Apicuri; Faperj, 2013.

 

  

 

Este livro apresenta algumas possibilidades de utilização de filmes e espetáculos músico-teatrais por historiadores, e examina as conexões entre a Antiguidade e a nossa própria sociedade.